história em quadrinho 17-05-21 até 21-05-21 professora Marluce Carvalho 6 º anos 1,2,3,4,5,
História Em Quadrinho. Atividade para os 6 º anos 1,2,3,4,5.
As histórias em quadrinhos tornaram-se um dos principais tipos de textos lidos nos séculos XX e XXI. Com adaptações para o cinema, diversas narrativas que originalmente eram dos gibis migraram para as grandes telas de cinema e, cada vez mais, encantam públicos em todo o mundo. Saiba, a seguir, o que é uma história em quadrinhos, sua origem, principais características, entre outros detalhes muito interessantes sobre o assunto.
O que são?
As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial (nome atribuído pelo famoso quadrinista americano Will Eisner), narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.
Leia também: História dos contos de fadas
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Origem
As histórias em quadrinhos têm o objetivo de contar uma história, ficcional ou não, que representa feitos da humanidade em sua época. Então, entendendo a representação que a história em quadrinhos faz, é possível associar sua origem ainda com as pinturas rupestres, que há 35 mil anos eram a forma de representação que os seres humanos usavam para contar e relatar suas vidas e cotidianos, com explicações e descrições sequenciais de acontecimentos.
Depois da arte rupestre, é possível ainda ver essa forma de narrativa retratando, por exemplo, a unificação do Egito Antigo , bem como na Grécia Antiga, com os vasos gregos que representavam atividades cotidianas e feitos épicos. Essas narrativas mostravam a cultura de um dado povo, em uma dada época, representando temas filosóficos e modelos de comportamento que guiavam as populações em suas culturas. Assim, nascem os heróis, que servem como modelos para os cidadãos comuns.
No fim do século XIX, com a invenção da prensa a vapor, nasceram os quadrinhos no formato que conhecemos hoje. A prensa a vapor passou, então, a imprimir mais impressões em menos tempo, fazendo com que os impressos alcançassem um público muito maior.
Com a invenção do papel-jornal, as impressões ficaram muito mais baratas e acessíveis, e os quadrinhos chegaram a muito mais pessoas, ajudando a combater o analfabetismo e gerando mais leitores. Ainda no século XIX, com o Romantismo em alta, obras com heróis e vilões que misturavam realidade e ficção eram retratadas em tirinhas e quadrinhos, o que contribuiu ainda mais com a popularização do gênero.
O gênero ficou muito conhecido nos Estados Unidos, no século XX, por ter sido uma das formas que o país usou para lidar com a Grande Depressão de 1929, com a queda da bolsa da valores. Nessa época, os quadrinhos eram uma forma de entretenimento mais acessível e criava um clima otimista. Isso era possível por meio dos heróis – humanos com habilidades poderosas – que eram retratados combatendo os supostos vilões das épocas, como durante a Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria, quando foram criados vários vilões nazistas e soviéticos.
Há vários tipos de balões nas histórias em quadrinhos. Os balões contém a fala ou o pensamento das personagens.
O formato de cada um deles indica quem fala e de que forma fala, certo? Além disso, vimos também que são usadas onomatopéias para traduzir em forma de palavra os sons da história (som de trovão, de abelha, de choro, de soluço…) .
0lá alunos ,tudo bem vamos a nossa atividade no tempo escola copiar o texto sobre história em quadrinho no caderno de texto.
No caderno de desenho fazer uma história em quadrinho grupo A e B.
No tempo casa fazer o texto sobre balões no caderno de texto
grupo A e B.E depois no caderno de desenho fazer um desenho sobre o tipo de balões que aprendemos ai no texto.,
No caderno de desenho fazer os desenhos dos balões.
Os alunos que fazem atividades impressa fazer um desenho de uma história em quadrinho tipo gibi da turma da mônica e também copiar o texto da história em quadrinho no caderno de texto .
Dúvidas é só chamar.Esse trabalho é para fazer depois da atividade curiosidade sobre as cores ok.
Professora Marluce.
Comentários
Postar um comentário